Resenha da Cidade

topo resenha2

Todas as Notícias

EM NOVO DEPOIMENTO, JOESLEY DETALHA COMPRA DE SILÊNCIO DE CUNHA

Em novo depoimento que levou 12 horas e prestado à Procuradoria-Geral da República (PGR) há duas semanas, o empresário Joesley Batista tratou o tempo todo da compra do silêncio de Eduardo Cunha, seungo o colunista Lauro Jardim.

Segundo a publicação, ele teria detalhado, por exemplo, o encontro que teve com Cunha, no início de outubro, 15 dias antes de o ex-deputado ser preso. Nesta conversa, na casa do empresário, Cunha lhe pediu R$ 5 milhões para passar os seis meses seguintes, segundo o delator.

BRASIL PODE VOLTAR AO MAPA DA FOME

Resultado de imagem para fome

No armário suspenso sobre a geladeira quase vazia, sacos de farinha de milho empilhados de uma lateral a outra são a única abundância no casebre onde moram três adultos e uma criança, no alto de um morro do bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. — Estamos comendo angu a semana toda. Ganhamos de uma vizinha. Mas é melhor angu do que nada. Carne, não vemos há meses — lamenta Maria de Fátima Ferreira, de 61 anos, enquanto abre as portas do móvel, como se precisasse confirmar seu drama ao O Globp.

Três anos depois de o Brasil sair do mapa mundial da fome da ONU — o que significa ter menos de 5% da população sem se alimentar o suficiente —, o velho fantasma volta a assombrar famílias como a de Maria de Fátima. O alerta, endossado por especialistas ouvidos pelo GLOBO, é de relatório produzido por um grupo de mais de 40 entidades da sociedade civil, que monitora o cumprimento de um plano de ação com objetivos de desenvolvimento sustentável acordado entre os Estados-membros da ONU, a chamada Agenda 2030. O documento será entregue às Nações Unidas na semana que vem, durante a reunião do Conselho Econômico e Social, em Nova York.

Na casa de Maria de Fátima, a comida se tornou escassa depois que ela foi demitida do emprego de cozinheira na prefeitura de Belford Roxo, há oito meses. Os dois filhos mais velhos vivem de bicos, cada vez mais raros. Os três integram a estatística recorde de 14 milhões de desempregados, resultado da recessão iniciada no fim de 2014. Pesam ainda a crise fiscal, que tem levado União, estados e municípios a fazerem cortes em programas e políticas de proteção social, e a turbulência política.

— Quando o país atingiu um índice de pleno emprego, na primeira metade desta década, mesmo os que estavam em situação de pobreza passaram a dispor de empregos formais ou informais, o que melhorou a capacidade de acesso aos alimentos. A exclusão de famílias do Bolsa Família, iniciada ano passado, e a redução do valor investido no Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), que compra do pequeno agricultor e distribui a hospitais, escolas públicas e presídios, são uma vergonha para um país que trilhava avanços que o colocava como referência em todo o mundo — afirma Francisco Menezes, coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e consultor da ActionAid, que participaram da elaboração do relatório.

JEQUIÉ VENCE CAJAZEIRAS E FATURA SEGUNDONA DO BAIANÃO

futebol

O Jequié bateu o Cajazeiras, por 3 a 1, há pouco, no Estádio Waldomiro Borges, e faturou a Série B do Campeonato Baiano 2017. A vitória garantiu ao time do sudoeste baiano a vaga na elite do futebol estadual em 2018.

O Jequié poderia até perder o jogo de hoje que levantaria a taça. Isso, porque bateu o Cajazeiras por 4 a 1 no primeiro jogo das finais.

O Jequié, após várias tentativas, retorna à Série A após 20 anos. A equipe campeã já havia sido dona da melhor campanha da fase de classificação e fez valer o histórico deste ano.

 

GEDDEL PERMANECERÁ PRESO

Resultado de imagem para GEDDEL

Ao final do depoimento de 1h23min que deu ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, Geddel Vieira Lima caiu no choro ao ouvir que vai permanecer na prisão por tempo indeterminado.

Vallisney não deu prazo para a saída de Geddel, mas disse que vai analisar o pedido de soltura novamente na próxima semana.

Conhecido pela postura rígida, ele negou ainda a aplicação de medidas alternativas pedidas pela defesa de Geddel. Entre os apelos, os advogados solicitaram a prisão domiciliar e o uso de tornozeleira eletrônica.

Ex-ministro dos governos Lula e Temer, Geddel foi preso em caráter preventivo na última segunda-feira (3), acusado de obstrução de justiça.

Ele é suspeito de atrapalhar investigações da Operação Cui Bono, que apura supostos esquemas de fraudes na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal.

EX PRESIDENTE LULA EM SALVADOR

Resultado de imagem para LULA

Após reunião ontem (6), em Brasília, o ex-presidente Lula anunciou visita a Salvador em agosto. O encontro foi entre o presidente de honra do PT e o presidente reeleito do diretório estadual do partido na Bahia, Everaldo Anunciação.
Segundo o assessor do diretório estadual, Marival Guedes, a agenda de Lula na Bahia dará prioridade a diálogos com a juventude e com os movimentos sociais sobre conjuntura e desenvolvimento regional.

Lula e Everaldo foram à capital federal, ontem, participar das atividades de posse da presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann.

Amanhã (8), será a posse de Everaldo Anunciação para novo mandato à frente do diretório baiano.

ACIDENTE EM CONQUISTA ENVOLVE 12 VEÍCULOS

Acidente deixou rastro de destruição em Conquista || Foto do leitor

Desastre no trânsito em uma das vias mais movimentadas de Vitória da Conquista provocou a morte de uma mulher e deixou 12 pessoas feridas, nesta manhã de sexta (7). O acidente ocorreu na Avenida Presidente Dutra.

A vítima foi identificada como Lucivândia Marinho da Silva, moradora de Caetanos, no sudoeste da Bahia. Ela estava em um Fiat Uno, atingido pelo caminhão. De acordo com informações do Blog do Anderson, o caminhão perdeu freio, quando descia a Serra do Piripiri, parando apenas ao bater na parede de uma casa comercial.

De acordo com a polícia, o caminhão colidiu contra ao menos 12 veículos, um deles onde estava Lucivândia, que não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. O corpo estava preso entre as ferragens do carro de passeio.

POR FALTA DE VERBA, PRF DIMINUI POLICIAMENTO NAS ESTRADAS E DESATIVA UNIDADES

Resultado de imagem para PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai reduzir a oferta de serviços por conta do orçamento reduzido. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5) e medidas como desativação de unidades operacionais e suspensão imediata de policiamento e resgate serão tomadas.

A partir de quinta-feira (6), a escolta de cargas superdimensionadas e escoltas em rodovias federais serão suspensas. O atendimento também sofrerá alteração e os horários de funcionamento das unidades administrativas e das superintendências serão reduzidos.

Um planejamento foi realizado para decidir a ordem da desativação das unidades e a PRF afirma que outras unidades operacionais vão assumir as funções daquelas que não irão funcionar mais. As medidas aplicadas na Bahia serão decididas ainda nesta quarta, seguindo o que propõe das diretrizes nacionais divulgadas até o momento.

DIRCEU NA MIRA DE MORO

Jose Dirceu Ipolitica

O juiz Sergio Moro está pronto para sentenciar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) em ação que investiga esquemas de corrupção em licitações da Engevix e a UTC com a Petrobras.

De acordo com a coluna Radar Online, nesta investigação, é acusado de lavagem de dinheiro. Dirceu já foi condenado por Moro em outras duas ações penais da Lava-Jato. Ele acumula um total de 32 anos de prisão

JUSTIÇA DECIDE NESSA QUINTA SE GEDDEL CONTINUA PRESO

Geddel orando Ipolitica

O ex-ministro Geddel Vieira Lima deverá passar por uma audiência de custódia nesta quinta-feira, 6, na Justiça Federal em Brasília. Durante a audiência, o juiz da 10ª Vara Federal Vallisney Oliveira, que determinou a prisão do ex-ministro, deverá reavaliar a necessidade de manter a prisão preventiva.

Geddel foi preso na segunda-feira, 3, por determinação do juiz sob a acusação de tentar obstruir as investigações de supostas irregularidades na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal (Caixa), ao tempo em que era diretor.

O ex-ministro está preso preventivamente na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal. Após a prisão, a defesa de Geddel definiu como “absolutamente desnecessário” o decreto de prisão preventiva do político.

O advogado Gamil Föppel disse que há “ausência de relevantes informações” para basear a decisão e definiu como erro da Justiça Federal a autorização para a prisão de Geddel.

 

RODRIGO PACHECO ANUNCIA DELATOR DE DENÚNCIA CONTRA TEMER

Resultado de imagem para RODRIGO PACHECO

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), anunciou na tarde desta terça-feira (4), Sergio Zveiter (PMDB-RJ) como o relator da denúncia de corrupção contra o presidente Michel Temer.

Segundo informações da Globo News, o desejo de Temer era o de emplacar uma pessoa ligada à base do governo, contudo não foi possível. Nos bastidores da Câmara, o voto de Zveiter é considerado imprevisível.

O presidente foi denunciado na última semana pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo crime de corrupção passiva, após as delações dos executivos da JBS. Na quinta-feira (29), a denúncia da PGR chegou à CCJ.

 

Entrar

Online

Temos 23 visitantes e Nenhum membro online

Assine

Receba todas as novidades do Resenha da Cidade em primeira mão no seu email.