Resenha da Cidade

topo resenha2

Todas as Notícias

26 NOVOS ONIBUS ENTRAM EM CIRCULAÇÃO NA PRÓXIMA SEMANA

Novos Onibus Ipolitica

Como resultado do processo de licitação, 26 ônibus novos serão incorporados à frota do transporte coletivo em Itabuna. Os novos veículos serão entregues à população ainda na próxima semana, em cumprimento ao acordo firmado em contrato pela Prefeitura com as empresas que operam o transporte coletivo na cidade.

Serão 16 ônibus da empresa Viação Sorriso e 10 para a São Miguel. Os veículos serão entregues durante solenidade com data a ser agendada.

SSP CONFIRMA POLICIAMENTO NA BAHIA NESSA SEXTA-FEIRA

Resultado de imagem para PM BA

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Comando-Geral da Polícia Militar da Bahia reforçam que o policiamento em toda a Bahia será mantido nesta sexta-feira (28). Ressalta ainda que a mensagem que circula nas redes sociais apontando uma possível paralisação, atribuída à Associação de Praças da Polícia Militar (APPM), é falsa, mediante confirmação com a própria entidade.

A SSP enfatiza que será garantido o direito democrático dos baianos protestarem. Havendo bloqueio de rodovias, estradas, ou qualquer tipo de via, serão adotados os protocolos para liberação do trânsito, pois é preciso garantir também o direito de ir e vir do cidadão que não aderiu ao movimento. Por fim, a SSP espera que as manifestações transcorram de maneira pacífica.

BANCÁRIOS DE ITABUNA E ILHÉUS ADEREM A PARALISAÇÃO DESSA SEXTA-FEIRA

Greve geral fechará agências bancárias no sul da Bahia (Foto Pimenta).

As agências bancárias em Itabuna, Ilhéus e sul da Bahia não abrirão nesta sexta-feira (28). A paralisação das agências no sul da Bahia foi confirmada pelo Sindicato dos Bancários de Itabuna, há pouco.

Os bancários de Itabuna devem se reunir, às 18h, na sede da entidade, para definir as atividades de mobilização de amanhã. O sindicato itabunense também abrange municípios como Itajuípe, Buerarema, Camacan, Coaraci e Uruçuca.

A greve geral no país foi convocada por trabalhadores e segmentos representativos em protesto contra as reformas Trabalhista e da Previdência, além da terceirização irrestrita nas empresas. No sul da Bahia, prefeituras de Ilhéus e Itacaré não abrirão amanhã, numa adesão dos municípios à paralisação de 24 horas.

TCE MULTA EX-PREFEITA DE CAMAMU

Ex-prefeita Iona Queiroz.

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia decidiu responsabilizar a ex-prefeita de Camamu, Ioná Queiroz Nascimento (PT), pela falta de devolução de recursos não utilizados de um convênio (056/2008) entre a prefeitura e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. A quantia reclamada pelo tribunal é de R$ 10.649,01. A ex-prefeita recebeu multa de mil reais. Esse foi o mesmo valor da multa imposta ao ex-gestor do Fundo Estadual de Saúde, Egídio Borges Tavares Filho.

A PEDIDO DE TEMER, SBT DEFENDE REFORMA DA PREVIDENCIA

Silvio Santos e Michel Temer: unidos pela reforma previdenciária.

Um dia após um jantar entre Michel Temer e o empresário e apresentador de TV Silvio Santos, o SBT passou a veicular, na sexta-feira 21, propagandas próprias em defesa da reforma da Previdência nos intervalos de sua programação.

As peças são curtas e diretas, sempre em tom alarmista: “Você sabe que se não for feita a reforma da Previdência você pode deixar de receber o seu salário?”, diz uma das mensagens, lida pelo locutor oficial da emissora. “Você sabe que o Brasil quebra se não aprovar a nova lei da Previdência?”, diz outra.

Conforme noticiado na imprensa, Temer pediu que Silvio Santos use seu poder de influência junto às camadas populares para conseguir apoio à impopular reforma da Previdência.

SERVIDORES DO CORREIO PODEM ADERIR A GREVE GERAL

correios_logo

Às 19 horas desta quarta-feira (26), em Salvador, o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba) vai realizar assembleia geral. Na oportunidade, a categoria vai decidir se participará ou não na greve geral convoca pelas centrais sindicais do Brasil. Se for aprovada, a para dos Correios começará às 22 horas desta quarta-feira.

Os trabalhadores são contra o que chamam de precarização dos Correios e rombo no fundo de pensão. Segundo eles, é necessário defender a estatal devido à sua importância para a população.

A mobilização dos servidores segue o calendário de luta definido no último congresso de representantes sindicais da Federação Nacional dos Trabalhadores O evento aconteceu em Brasília, no início deste mês.

 

CLUBES SÃO CONTRA TORCIDA ÚNICA NOS BAVIs

O Ministério Público Estadual (MP-BA) entregou à Federação Bahiana de Futebol (FBF) recomendação para que seja adotada a torcida única nos quatro Ba-Vis que acontecerão num intervalo de dez dias em Salvador – o primeiro deles nesta quinta-feira (27), no Barradão, pelas semifinais da Copa do Nordeste.

No ofício - que foi divulgado em comunicado no site da FBF na tarde desta segunda-feira (24) -, o promotor Olímpio Campinho usou como argumento principal o assassinato do adolescente Carlos Henrique Santos de Deus, de 17 anos, logo após o Ba-Vi pelo Campeonato Baiano do dia 09 de março, na Avenida Vasco da Gama, nas proximidades da Arena Fonte Nova.

O promotor ainda citou os conflitos entre as torcidas rivais que aconteceram pouco antes do início do clássico, na área do Dique do Tororó e do Vale de Nazaré.

E para justificar a sua recomendação, lembrou o exemplo adotado no estado de São Paulo, em que a torcida única contribuiu para a queda dos conflitos nos arredores dos estádios e para o aumento do público, segundo o documento, em 38%.

A recomendação, no entanto, não é determinante para que a torcida única seja adotada: o MP-BA pediu, através do documento, para que a FBF dê publicidade e repasse-o aos clubes, responsáveis finais pela organização das partidas. A palavra final, segundo a entidade que cuida do futebol no estado, será deles.

GOLEIRO BRUNO SE APRESENTA A POLÍCIA DE VARGINHA, MAS É LIBERADO

Resultado de imagem para goleiro bruno

O goleiro Bruno Fernandes se apresentou à polícia no fim da tarde desta terça-feira (25) após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que revogou a liminar que mantinha o atleta solto. O jogador se apresentou espontaneamente por volta das 17h50 na Delegacia Regional de Varginha, no Sul de Minas Gerais.
Segundo a Polícia Civil, o atleta assinou uma certidão se comprometendo a se entregar e depois foi liberado, já que ainda não foi expedido um mandado de prisão contra ele.
"O goleiro Bruno se apresentou espontaneamente na Polícia Civil assim que ele ficou sabendo da decisão do STF. A gente só tem como recolhê-lo com mandado de prisão ou captura, e no sistema ainda não existe esse mandado, até porque a decisão foi agora", disse o delegado regional de Varginha, Roberto Alves Barbosa Júnior.
Segundo ele, o atleta demonstrou que não tem interesse em fugir. O delegado afirmou ainda que consultou o fórum antes de liberar o goleiro. "Eles nos orientaram para que ele se apresente à 1ª Vara Criminal, para depois ser recambiado para onde o mandado determinar."

 

SENADO AVANÇA PROPOSTA QUE ACABA COM O FORO PRIVILEGIADO

Em uma votação relâmpago, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (26) a proposta de emenda à Constituição (PEC 10/2013) que acaba com o foro privilegiado. O texto, relatado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), determina o fim do foro por prerrogativa de função para todas as autoridades brasileiras, inclusive para o presidente da República, nas infrações penais comuns.

A matéria também permite a prisão de membros do Congresso Nacional condenados em segunda instância nas infrações comuns. Hoje, eles são julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e só podem ser presos após condenação definitiva da Corte.

Para o autor da proposta, senador Alvaro Dias (PV-PR), a PEC pode inaugurar uma nova justiça, que só vai valer se os privilégios forem eliminados e todos se tornarem iguais perante a lei. “Não existem mais justificativas para esse tipo de privilégio em pleno século 21” disse.

“ Essa é uma exigência da coletividade. E, em qualquer pesquisa que se faça hoje nas redes sociais, nós verificamos que 95% da população colocam como imposição da hora o fim do foto privilegiado”, afirmou o senador. Ele lembrou ainda que o Supremo Tribunal Federal está “abarrotado” e não tem condições de julgar todas as ações que envolvem políticos protegidos pelo foro privilegiado.

Tramitação

Como propostas de emenda à Constituição não podem tramitar em regime de urgência, para a acelerar a votação os apoiadores do texto querem que ele tenha um calendário especial de votação.

A matéria ainda tem um longo caminho pela frente. Precisa passar por dois turnos de votação no plenário do Senado e depois seguirá para a Câmara dos Deputados.

LIXO ACUMULADO NO JUBIABÁ E GABRIELA

A empresa BioSanear que é reponsável pela limpeza pública, não vem fazendo um bom trabalho. Em vários pontos da cidade, o acúmulo de lixo é grande, e as reclamações da população também. A exemplo do condomínio Jubiabá e Gabriela, e os bairros Nova Ferradas, Ferradas e Fernando Gomes. Hoje a prefeitura paga 1.368.000.00 a BioSanear em contrato de emergência, e está previsto para o dia 08/05 a licitação com a estimativa de 93 milhões.

Entrar

Online

Temos 27 visitantes e Nenhum membro online

Assine

Receba todas as novidades do Resenha da Cidade em primeira mão no seu email.